Unifebe participa da Primeira Semana de Literatura Infantil
Durante a 1ª Semana de Literatura Infantil, realizada de 14 a 20 deste mês, várias ações foram deflagradas em todo município. No Centro Universitário de Brusque (Unifebe), a noite de terça-feira (19) foi a escolhida pelos acadêmicos do curso de Pedagogia para incentivar a leitura entre as crianças. Estudantes da rede pública de ensino, como da Escola de Ensino Fundamental Professora Augusta Knorring, estiveram presentes no evento.
Sítio do Picapau Amarelo, uma das obras mais famosas do autor Monteiro Lobato, foi a história que as crianças ouviram, sendo convidadas a fechar os olhos e a imaginar o que estava sendo contado. "Trabalhar com as crianças é envolver a alma, a imaginação e o lúdico. A literatura infantil faz a criança viajar na leitura", explicou a coordenadora do curso de Pedagogia da Unifebe, Ivanete Lago Groh.
O garoto Leonardo Maciel Souza (13), leitor assíduo, não reflete a realidade brasileira, apontada por uma pesquisa do Movimento Todos Pela Educação. O levantamento revela que 40% dos jovens na faixa etária de 15 anos não possuem livros ou têm no máximo dez em casa. A pesquisa realizada em 2010, em 64 países, mostrou que o Brasil tem os estudantes que menos leem.
A professora da disciplina Literatura Infantil, Rosana Paza, disse um dos objetivos da atividade foi despertar o interesse pela leitura, mostrando que a literatura infantil está viva e auxiliar na alteração desses números que deixam os estudantes brasileiros no topo do rancking dos que menos leem.
"Mostramos para os acadêmicos que eles têm o potencial de trabalhar com as crianças. E, para elas, mostramos que o livro nos faz viajar. Sem eles não temos tanto conhecimento", frisou.


